quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Chá de camomila é alternativa terapêutica odontológica mais usada por mato-grossenses, diz estudo

Segundo o artigo publicado na Revista Sul-brasileira de Odontologia, esta espécie vegetal é consumida para alívio da erupção dentária.
Sabendo que a população de Mato Grosso tem por tradição o uso de espécies vegetais como alternativa terapêutica, Aneliza Meireles, da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, Miriamy Macedo, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso e Luiz Walter, da Universidade Estadual de Londrina, investigaram quais plantas são utilizadas com maior freqüência pelos moradores do bairro Santa Cruz (MT) em problemas odontológicos. Os resultados da pesquisa foram publicados este ano na Revista Sul-brasileira de Odontologia.
Ao entrevistar 40 indivíduos, por meio de abordagem qualitativa, os autores verificaram que as espécies mais usadas terapeuticamente são: camomila (Matricaria chamomilla L.); açafrão (Crocussativus L.) e arnica-da-serra (Brickelia brasiliensis (Spreng.) Robinson). Os vegetais foram usados para erupção dentária, estomatites e dor de dente, respectivamente.
De acordo com a publicação, os pesquisadores ainda coletaram 65 espécimes que foram catalogadas e depositadas para identificação no UFMT/Herbário Central. Eles identificaram que a folha foi a parte da planta mais utilizada, sendo o consumo feito predominantemente sobre a forma de chá

fonte: http://www.odontologia.com.br/noticias.asp?id=1424&ler=s

Nenhum comentário:

Postar um comentário